O LabCACC tem organizado e ministrado cursos de difração de raios X e de método de Riteveld desde 1996,com o objetivo de divulgar e incentivar o uso método de Rietveld. Atualmente estamos envolvidos em divulgar a cristalografia, especificamente aos métodos de policristais,no Brasil, juntamente com outros colegas de várias instituições do Bbrasil, como o Prof. Dr. José Marcos Sasaki, da Universidade Federal do Ceará, e do Prof. Dr. AndréVitor Chaves de Andrade, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, PR.

Temos uma equipe fixa, que atualmente conta com o Fabio Furlan Ferreira (CCNH-UFABC, Santo André-SP), Flávio Machado de Souza Carvalho (IGC-USP, São Paulo-SP), Selma Gutierrez Antonio  (IQ-Unesp, Araraquara – SP),  Vera Lucia Mazzochi (do IPEN-CNEN, São Paulo-SP), além de Carlos O. Paiva Santos  (IQ-Unesp, Araraquara – SP).

Também oferecemos cursos a indústrias de mineração e farmacêuticas, sobre o uso da difração de raios X e análise quantitativa de fases.

Para o caso de indústrias farmacêuticas, o curso envolve desde simples identificação de polimorfos até análise quantitativa de polimorfos e de amorfo em matérias primas e produtos acabados. Os cursos podem variar de 1 dia até 12 meses, com aulas um ou duas vezes por semana.

Outros cursos podem ser elaborados especificamente para outras instituições, empresas, indústrias, de acordo com os objetivos. Entre em contato com o LabCACC (labcacc@gmail.com).

Informações sobre os cursos ministrados ou a serem ministrados estão aqui.