2o Ciclo de Minicursos de Cristalografia

2o Ciclo de Minicursos de Cristalografia – Universidade Federal de Juiz de Fora – MG

Campus Universitário- Martelos Juiz de Fora-MG

labcacc.net.br/CMC-2

O Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Juiz de Fora, representados pelos Profs. Drs. Alexandre Cuin e Charlane Cimini Correa, está organizando o 2o Ciclo de Minicursos de Cristalografia.

Mantendo a filosofia do 1o Ciclo de Minicursos, que aconteceu em 2016 na região de Araraquara-SP, o intuito do evento é o de divulgar a Cristalografia, que é uma ciência multidisciplinar, para as comunidades científica e industrial brasileira e formar usuários para o uso de ferramentas avançadas em análise de materiais cerâmicos, fármacos, minerais, etc.

O evento será composto por 2 minicursos: (i) Método de Rietveld, (ii) Determinação de Estruturas com dados DRX por pó.

O minicurso de método de Rietveld irá abranger desde refinamentos simples de uma fase até análise quantitativa de fases através de refinamentos paramétricos, Entre os casos com uma fase está o de uma ferrita em que será determinada a distribuição dos cátions nos sítios tetraédricos e octaédricos. Também será visto um caso de uma estrutura contendo um átomo pesado (Pb) e átomos leves, em que a difração de raios X e de nêutrons serão usados concomitantemente no refinamento da estrutura cristalina para se obter, com precisão, a posição de todos os elementos químicos na cela unitária.

No minicurso de determinação de estruturas cristalinas com dados de difração de raios X por policristais serão abordados vários casos onde o usuário poderá experimentar as potencialidades do programa Topas na solução de estruturas cristalinas de compostos orgânicos ou organometálicos através do método de simulated annealing. Serão abordados a preparação das amostras para as medidas de difração de raios X, preparação do corpo rígido da molécula (matriz Z), procedimentos para início dos cálculos e o refinamento, através do método de Rietveld, da estrutura determinada.

Os interessados poderão ver a programação detalhada de cada curso na página do evento em labcacc.net.br/CMC-2.

Os minicursos serão ministrados por docentes do Departamento de Química da Universidade Federal de Juiz de Fora-MG e do Instituto de Química da Unesp, Campus de Araraquara-SP.

A Bruker/Brasil irá fornecer as licenças do software Topas/Bruker durante o período dos cursos.

Os interessados que já possuem licenças, tanto do Topas Bruker quanto do Topas Academic do Alan Coelho, poderão trazer sua própria versão, se desejarem.

Escrito por: