Curso no IQSC-USP

Cancelado o curso de determinação de estruturas e método de Rietveld no IQSC-USP. 

De acordo com informações recentes dos organizadores, as licenças do Topas que estavam previstas não poderão mais ser fornecidas para essa data pelo representante da Bruker no Brasil.

Uma vez que está havendo dificuldade para estabelecer uma nova data para uso das licenças que a Bruker pode disponibilizar, optou-se pelo cancelamento. Está-se estudando a possibilidade de que seja oferecido em setembro.

Para os que têm interesse em determinação de estruturas cristalinas com dados de difração de policristais, será oferecida uma disciplina no 2o semestre, no Instituto de Química de Araraquara – Unesp.

Veja ementa em: http://www.iq.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/quimica2/metodos-cristalograficos-aplicados-a-compostos-policristalinos.pdf

Embora nessa ementa não conste os colaboradores, o curso é oferecido por C. O. Paiva-Santos, Julia Sawaki Tanaka e Selma Gutiererz Antonio, todos do IQ-Unesp.

Nessa disciplina, para determinação de estruturas cristalinas, será usado o software DASH do CSDS, disponibilizado pela Capes através da Dotlib:  http://labcacc.iq.unesp.br/bdec/bdec1.htm

E para os refinamentos será usado o GSAS: https://subversion.xor.aps.anl.gov/trac/EXPGUI

Atenciosamente.

Carlos O. Paiva-Santos (um dos instrutores do ex-curso) e responsável pels disciplina de pós-graduação.

Email   do   LabCACC: labcacc@gmailcom

Escrito por: